Home >> Hearthstone >> Druida Stone?

Druida Stone?

Druida Stone é isso mesmo? Recentemente temos visto vários sites e jogadores alegando que o druida está dominando o padrão. Que ao jogar ladder, só encontram druida e por ai vai as reclamações.

No dia 21 de agosto a Vicious Syndicate informou que o Druida tinha batido o Caçador na era do Caçador Coveiro que tinha sozinho 53% da Ladder. No momento que escrevo, informação deles em tempo real informa que a classe é a mais usada com 30,24% sendo 16,79% somente do Jade Druida.

Enquanto isso na Tempo Storm, foi criado um novo meta e nele um novo tier, o tier S. Onde temos 5 decks de druida, que são Jade; Token; Aggro; Ramp e até mesmo um Malygos, que confesso ainda não ter visto nenhum na ladder com essa nova expansão.

Será que só temos Druida na ladder?

Existe sim um domínio da classe e isso é claro, temos visto pelo menos 4 decks da classe com uma alta frequência em campeonatos e ladder, mas até onde isso é um problema? Não temos um mesmo deck com 30% do meta ou como foi o Caçador Coveiro que sozinho tinha mais da metade dos decks utilizados na ladder. Temos uma classe forte no jogo e isso fica claro ao olhar os dados, porém, não temos um deck tão dominante.

Lidando com o Druida Jade

É muito chato jogar contra druida jade e ver seu oponente com 2~3 manas a mais que você, jogando numa curva bem acima da sua, mas o que ele faz no early game além de rampar? O Druida Jade ficou forte agora por causa da Infestação Total?

Vamos lá, Druida Jade é fraco contra deck aggros (os decks que a comunidade tanto odeia) e agora o meta está mais lento, com isso o Jade ficou mais consistente, ele tem tempo pra rampar nos seus primeiros 3 turnos porque seus oponentes também estão lentos. Rampar 3 turnos e ter cartas com custo alto na mão contra um Paladino Murloc, Aggro Druida ou Guerreiro Pirata é quase fatal e fora os casos em que seu oponente vai abrir mal, você terá poucas chances de vitória contra esses decks. Mas com esses decks aparecendo menos, temos sim um Druida Jade muito mais forte, o deck é quase o mesmo desde As Gangues de Geringontzan onde ganhou suas 9 cartas de Jade.

Conclusão

Podemos concluir que o Druida está realmente muito forte, que o Druida Jade se tornou mais forte devido ao meta que se moldou entorno da nova expansão e com a tentativa de deixar o meta mais lento, com isso os Jade se tornaram muito mais valiosos, as classes como sacerdote e mago, perdem o controle sobre os Jades e com isso não conseguem ter uma boa WinRate contra esse deck, mas que mesmo assim, é quase 50/50.

O druida hoje está forte, mas o meta pode se adaptar e enfraquecer ele como aconteceu com metas passados, basta a comunidade analisar seu ponto fraco ( não controlar board cheio) e explorar essa questão fazendo ele se torna mais fraco e com isso ser menos utilizado ao passar o tempo. Não vai ser o Geist Esquivo que vai parar o Druida Jade, ele é bom só contra uma carta e pode ser utilizado como uma tech, mas o deck tem que ser consistente, não basta ter uma resposta para o Ídolo de Jade no turno 6 e aceitar o ramp, Beemote de Jade, Aya Patanegra que o deck continuará sendo forte e fazendo Jades grandes no mid game.

Hearthstone como todo os outros cards game é um jogo de adaptação de meta, o meta tem que punir decks que são fortes em uma determinada característica e tirar vantagens disso pra melhorar o seu WinRate ao longo prazo, em vez de esperar um ban em algo do deck e ficar nesse círculo vicioso com todos os deck que vão ter uma leve dominância no meta.

Sobre Gerson Strike

Jogador de card games há mais de 10 anos, jogando magic competitivo desde 2008. Começou no HearthStone ainda na versão Beta apresentado por amigos, depois de um tempo afastado, retornou em meados de 2015, passando a ser redator sobre o jogo em 2016 em alguns sites. Competitivo, Dedicado, Atento e Estrategista são algumas das suas qualidade como jogador, procurando sempre se aprimorar e entender cada vez mais o universo do HS. Atualmente escreve pros sites Curva da Mana e o Fabrica de Lendas, faz parte do MAGS Team onde tem evoluído como jogador.

Veja também

Craftar ou não? Confira o guia das lendárias!

Craftar uma lendária não é nada fácil! Por isso essa semana apresentarei o tier de …