Prontos pra mais uma parte de como aprender a ser um campeão de HearthStone nos camps online??? IHOPESO!!
Fala pessoal!!! Na paz? Hoje vamos introduzir um pensamento sobre Composições de decks e classes, ou a sua COMP!
Quase não comentado por ser algo meio implícito, o pensamento de comp ou a ideia de jogar com mais de uma classe e ter um balanceamento dentre elas para enfrentar o Meta é algo que pode te dar um passo a frente do seu oponente digno.
BORA LA!
“Quais decks devo levar para um camp? Quais estão fortes? Eu tenho 184629 decks tier 1 e não sei qual vou levar?”
Essas são perguntas muito frequentes entre os players que já conheci que estavam começando a jogar campeonatos online. Para isso eu sempre tento explicar sobre as “comps” e como trabalhar com elas ao seu lado em um campeonato.
Pensando de uma forma teórica existem 5 tipos principais de decks no HearthStone, sendo:
- Aggro
- Aggo-Control
- Control
- Combo
- MidRange
Entao o pensamento inicial sobre comps vem dessa imagem:
Pensando assim, entendemos que alguns arquétipos de decks são teoricamente superiores aos outros. E é esse pensamento que você tem que ter para usar uma composição de classes e deixar ela preparada pro que der e vier contra você.
Pense comigo:
Seu oponente vai com 4 classes, sendo Paladino, Shaman, Warlock e Warrior. Ao bater os olhos, você não tem nenhuma informação sobre os decks do cara, mas se você olhar pelos arquétipos e lembrar que quase todos os jogadores jogam meio que o “standard” do meta, eu pensaria:
- Shaman – Vai ser um MidRange.
- Warlock- O warlock geralmente vai ser um Discardlock ou Renolock, mas é bem provável ser um Discardlock.
- Paladino- Ou vai ser anfyn ou N’zoth, e ele provavelmente ele colocou esse deck na comp pra segurar qualquer controle muito pesado, como os Warriors.
- Warrior- O cara já vem com 1 MidRange, 1 possível Aggro e um control, então esse pick vai ser ou um dragon warrior ou um Fatigue Warrior.
Eu penso sempre que uma comp com 4 herois, no HeartStone, de modo geral é balanceada por: 1 Aggro, 1 MidRange e 1 Control. O 4 Deck, vai de cada um. Mas acho extremamente importante levar pelo menos um desses 3 que eu citei.
PS: Eu pensaria assim!
Seguindo esse clico, meu oponente digno vai entrar com os arquétipos: MidRange, Control, Aggro control e +1 agro ou control (considerando as possibilidades de vir um dragon warrior e um renolock), então você já conseguiu, mesmo que vaga, alguma informação sobre os decks que você pode vir a enfrentar.
Entenda, essa imagem mostra os tipos de decks ;e existem decks, nao tipos, que fogem a essa regra. Como o MidRange do shaman, que bate em quase todo mundo!
Vou fazer aquele exemplo:
Vamos usar o formato “Conquest” melhor de 5 com ban, assumiremos um exemplo de 60% de winrate (55% real com cada classe, fora o pick e ban/matchup bom ou ruim) e um camp com 128 players e que tem 7 rodadas. Cada match que voce jogar vai configurar um desses resultados:
Assumindo que você vença todos os 7 rounds por 3-2, serão 36 matchs disputados (21 vitorias e 15 derrotas). Lembrando que com 60% de winrate, sua chance de ganhar um camp nesse formato é de 6.9%.
Agora vamos pegar um campeonato e fazer uma analise: Escolhi o MVP League
- Classes mais usadas: Shaman (59% de winrate em 63 jogos), Druid (57% winrate em 84 jogos) e Warlock (56% em 50 jogos).


Classes mais usadas na MVP League, sediada pela BattleFy, nossa amiga que hosteia camps de HearthStone. (Marquei as classes que tiverem um resultado mediano contra as 3 mais usadas..


Grifados nas cores das classes, selecionei minha comp, com base nos melhores winrates contra as 3 classes mais usada nesse campeonato de HearthStone.
Analisando esses winrates, tanto as do campeonato quanto as da tabela da ViciousSyndicate, e as classes mais usadas pelos jogadores desse campeonato, chegei a comp: Dragon Warrior, Miracle Rogue, Tempo Mage . (Grifei o Secret hunter, mas vamos supor que ele tenha tomado ban e que eu tenha dado ban numa quarta classe X).
A classe X
Vamos tratar do meu ban, numa quarta classe X. Retratei de x a classe que bani, mas vou explicar aqui como voce pode usar o ban para tirar vantagem em cima da comp do cara.
Lembrando que no nosso exemplo, obrigatoriamente tenha sobrado as 3 classes mais usadas e meu ban seria numa quarta classe, tao poderosa quanto as que sobraram. E vendo pela tabela, decidi tirar o secret hunter do nosso oponente.
Tirando assim uma classe que teria um winrate (geral) de:
55% em cima do meu Tempo Mage e do Dragon Warrior.
50%/50% contra meu hunter
59% no coitado do meu rogue miracle
Alem de ser um deck extremamente completo.
A conclusão do seu ban é facilitar seu matchs contra seu oponente, não só tirar a classe que você acha mais robada. Pensa que se ele ganhar com ela, ele não poderá usar ela novamente. Então as vezes compensa deixar aquela classe mais chata e tirar uma que teria chances grandes contra todos os decks.
Usando esse mesmo pensamento, você chegara a conclusão de qual composição de heróis e decks usar. Por isso talvez você não veja tantas variações nos jogadores profissionais em campeonatos, porque eles levam as classes com decks mais preparados para enfrentar mais de um deck e assim aumentar a chance de ganhar aquela win com a classe.
Mas se mesmo assim, se você não curtir o meta atual e se sentir confiante para jogar de priest control, por exemplo.
Deixa seu like e seu comentário, porque ele tem importância pra mim. 🙂
Até mais!!