O FIFA 21 não terá mais as duas grandes competições que encerrariam o ciclo competitivo do jogo. Devido às restrições de viagem pela pandemia do corona vírus, a EA Sports cancelou a Copa do Mundo e o Mundial, ambos os torneios seriam realizados em agosto.
O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira. A FIFA eWorld Cup, o mundial do jogo seria disputado em Londres, na Inglaterra, entre os dias 6 e 8. Já a FIFA eNations Cup, a copa entre nações, tinhas as datas de 20 e 22 de agosto, na cidade Copenhague, na Dinamarca.
Em ambas as competições, o Brasil teria presença. No Mundial, Felipe (SPQR) e Paulo “PHzin” (R10) representariam o país tupiniquim no Xbox One, enquanto Gabriel Crepaldi (MGCF) e Paulo Neto (Atlanta United) disputariam a Copa do Mundo no PlayStation 4.
We are heartbroken to bring you the news that the upcoming FIFAe World Cup and FIFAe Nations Cup have been cancelled.
We are committed to protecting the integrity of our competitions and maintaining a health and safety-first approach to events.
👉 https://t.co/XmhO7jX806 pic.twitter.com/Y4CUwXN1yY
— FIFAe (@FIFAe) July 26, 2021
No site oficial, a EA Sports publicou uma nota afirmando que o impacto causado pela pandemia e das restrições de viagem foram vitais para a restrição, e também tinha a preocupação de alguns acionistas em sediar um evento presencial em meio a “dinâmica de situação global”.
— Os últimos desenvolvimentos não garantiriam a integridade das competições e a segurança e a saúde de todas as partes envolvidas, o que continua a ser uma prioridade para nós — diz a nota.
A premiação que seria paga nos eventos, irá ser distribuída entre os classificados. Os players que se classificaram para o para o Mundial irão receber os valores individualmente, enquanto os times irão receber os valores da copa.
Após uma temporada onde todas as disputas foram online, essa é a segunda temporada consecutiva sem as competições. No ano passado, a EA Sports cancelou os torneios pelo mesmo motivo e repartiu a premiação no mesmo modelo.