Share

A Brasil Game Show voltou esse ano com vários expositores, como de costume. Há uma gama gigante de marcas e presencas ilustres como Playstation, HyperX, Nintendo e muito foco em PC Gaming.

Entretanto a ausência de figuras carimbadas é difícil de ignorar. A Microsoft juntamente com a marca Xbox não veio esse ano. Outras empresas e produtoras de jogos também estão ausentes, como Ubisoft (que costuma ter uma presença forte nos eventos do Brasil) e Actvision.

Isso gera uma sensação no mínimo curiosa. Todas essas empresas ou tem ou terão grandes lançamentos nos próximos meses e não ter a feira como vitrine para demonstração ou divulgação e uma estratégia no mínimo curiosa.

A Ubisoft está com vários projetos de jogos em andamento, inclusive com divulgação em andamento e apesar de estar ausente fisicamente, está com algumas campanhas em stands parceiros, principalmente Playstation e PC Gaming. No stand da Play por exemplo, é possível testar todos os jogos da franquia Assassin’s Creed, FarCry 6 e Raibow Six.

Já a Activision, até o momento não vi nada referente ao novo Call of Dutty MWII. O jogo está em vias de lançamento, com um beta aberto recente em todas as plataformas, e não temos nenhuma ilha de máquinas com o jogo para testar. Outro fato curioso que notamos, falando em Activision, foi a quase total ausência de máquinas com o cliente da battlenet instalado.

Dia 4 houve o grande lançamento de Overwatch 2, em formato free to play, e não vimos o jogo instalado em praticamente nenhuma estação de teste de parceiros. Claramente o estado atual do jogo durante o lançamento ajudou a complicar as coisas, porém mesmo aparentemente tendo um esforço por parte da Blizzard para divulgar e reerguer seu jogo, não parece que temos ninguém da equipe brasileira empenhada em aplicar o jogo para teste durante o maior evento de jogos da america Latina. Claro, isso pode ter mais a ver com estratégia de mercado do que com outros fatores, mas um jogo totalmente gratuito para jogar com uma qualidade padrão ouro quase que completamente ausente da feira e no mínimo curioso.

Outra ausência sentida foi a falta de stands da TV Globo e da Record, sempre presentes em todo evento. Ausências de grande meios de comunicação sempre são notadas.

Playstation está presente com um stand bem maior esse ano

Mesmo dentro dos parceiros presentes esse ano, vemos algumas estratégias diferentes das costumeiras. O stand da Playstation está muito maior esse ano, com palco, atividade com o público e interações com influencers. Entretanto não possui loja oficial da marca, como sempre teve todos os anos. E isso não é exclusividade da Playstation. Tirando uma ou outra loja vendendo produtos licenciados, não temos muitas opções de adquirir produtos oficiais de marcas conhecidas como Ubisoft, Xbox, Epic entre outras. Lojas oficiais encontramos mais mesmo apenas na área de PC Gaming.

Apesar da falta de lojas oficiais, as lojas licenciadas e independentes parece suprir bem a demanda de quem deseja adquiri um souvenir ou lembrança da feira, além de claro, a loja oficial da própria BGS.

As ausências são evidentes esse ano, mas é inegável que mesmo sem alguns parceiros de longa data, a feira está muito animada com várias atividades para os visitantes.

A Brasil Game Show acontece do dia 06 a 12 de Outubro, na Expo Center Norte em São Paulo.

Deixe uma resposta