E aí pessoal, na paz? Vamos começar a analisar o que rola no mundo profissional do HS? Nesse post vou trazer minha opinião sobre o meta do HearthStone que vai acontecer na BlizzCon, as decklists dos jogadores e fazer alguns breves comentários sobre os match-ups das classes mais usadas.

Ao longo desse ano foram realizadas as etapas classificatórias da BlizzCon e ao final dessas etapas os grupos que vão disputar o mundial foram revelados:

grupos

Grupos da BlizzCon.

Também foram liberadas as decklists dos players (Fonte: HEARTHPWN)

Agora vamos à uma análise sobre os decks que definiram o meta da BlizzCon.

Avaliando as decklists de forma geral, notei que as 5 classes que mais serão usadas na BlizzCon são:

  • Druida/Xama (16 decks) -> Sendo 12 Druid Malygos, 1 Yogg Token e 1 Ramp Druid; 15 Xamas Mid Range e 1 Saraad Mid Range.
  • Warrior (13 decks) -> Sendo 6 Control Warrior, 4 C’thun Warrior, 2 Dragon warrior e 1 N’zoth Control Warrior.
  • Hunter (12 decks) -> Sendo 4 Mid Range Hunter, 3 Aggro Hunter e 5 Secret Hunter.
  • Mage (11 decks) -> Sendo 9 Tempo Mage, 1 Freeze Mage e 1 Yogg Mage.

Mais algumas informações interessantes sobre a BlizzCon e os decks usados:

  • Foram 39 x Ragnaros, o Senhor do Fogo usados em 80 decks.
  • 12 decks de Hunter sem a presença do Chamado da Selva.
  • Apenas 4 jogadores levaram a classe Rogue, perdendo em quantidade apenas para o paladino e o priest com apenas 1 lista de cada. ( O que torna esse mundial, o com menos decks de Paladino e Priest, desde 2014) [Fonte 2014 // 2015]

DEUS que meta é esse?

Houve um grande barulho da comunidade sobre as poucas opções de variações de decklists usadas na BlizzCon.

Mas o que definiu isso? O que de fato define um Meta?

Para discutir esse ponto, vamos ver uma tabela excelente do site ViciousSyndicate

Essa tabela mostra os match-ups disputados recentemente, essa última atualização ocorreu dia 20/10. Se você ainda não entende oque é meta, é o cenário que esta rolando, os decks que você vai ter mais chance de enfrentar, enfim, é oque você deve se preparar para enfrentar/usar/entender como funciona. É oque ta rolando por ai…

reaper-report

Tabela com os matchs. (click para ampliar o rolê)

”Como vou me orientar nessa tabela?”

Nas linhas da coluna A, você vai ver todas as classes mais usadas e nas colunas seguintes você verá os match-up enfrentados pela classe da linha. Então show, você vai escolher a decklist na coluna A e ver a linha dela e cada coluna que ela passar vai ser uma decklist diferente. E um numero de 0 a 1. (Ex: 0,50 significa que o deck da linha venceu 50% das partidas contra o deck da coluna.)

Podemos notar a construção desse meta onde o arquétipo do MidRange Shaman tem quase 55% de winrate (lembrando que esse site pega todos os tipos de jogadores), o que dá um ponto justificável pra todos eles levarem essa máquina, que mesmo após o nerf continuar dominando os matchs contra a maioria das classes.

Outra classe que todos os jogadores levaram foi o druida. Na tabela o Spell druid está com 50% de winrate nos match-ups disputados, mas como já visto em outros campeonatos, essa classe domina ao lado do Shaman as composições dos jogadores.

Bom, falando ainda sobre os match-ups que podem rolar na BlizzCon, visando as classes mais usadas:

  • O nosso amigo Druid Spell, se mostrou muito competente contra: Mid-Range Hunter, Secret Hunter, Freeze Mage, Anyfin Paladin, Control Paladin, e apresentou algumas fraquezas contra: Mid-Range Shaman, Zoo Warlock
  • Os Hunters de plantão ja sabem que tem facilidade contra o Mid-Range Shaman e Zoo Warlock mas ainda sofrem um pouco para o Spell Druid, Miracle Rogue.
  • Tempo Mage, que anda segurando firme contra os Spell Druid, Miracle Rogue, Midrange Shaman, Zoo Warlock, e para tirar o ar gelado desses magos só o Zoo Warlock, Dragon Warrior vem com winrate forte contra o Tempo Mage.
  • O famoso Shaman MidRange, levanta seus 55% de winrate em cima do C’Thun Druid, Spell Druid, Mid-Range Hunter, Secret Hunter, Aggro Paladin, Anyfin Paladin, Control Paladin, Dragon Paladin, Control Priest, Miracle Rogue, Zoo Warlock, C’Thun Warrior, Dragon Warrior, Pirate Warrior (ufa, quase todos), por sorte é quase win ir de Freeze Mage ou Warrior Control contra nosso brother Thrall.
  • O Control Warrior por sua vez, tem os match-ups bons contra: Freeze Mage, Control Shaman, Zoo Warlock e dependendo da lista ele peita de frente os decks de controle. Mas ainda precisa melhorar contra o Midrange Hunter, Anyfin Paladin, Control Paladin, Reno Warlock e C’Thun Warrior
  • E tambem C’Thun Warrior que vem se mostrando presente em grandes campeonatos batendo fácil nos matchs contra Zoo Warlock, Control Warrior, e levando pesadelo pros decks que não são tao rápidos. Mas ainda sofre pro combo do Anyfin Paladin, pra  força e a velocidade Mid-Range Shaman. Mas ainda sim vem mostrando bons resultados com match-up neutros.

Para concluir sobre a construção do meta na BlizzCon, com um cenário onde os agros não estão tão fortes para enfrentar as composições dos jogadores que trazem pelo menos 1 mid range e 1 control, tornando o camp mais decisivo nos matchs onde, matchs mirror e matchs que tem control x control  de classes diferentes. 

Se você tiver interesse sobre algumas variações das classes, dentro dos arquétipos acima, você pode ir nos links:

Druid Spell

Mid Hunter // Secret Hunter

Tempo Mage

Mid Shaman

C’Thun Warrior //  Control Warrior

 

E aproveitando essa vibe, vou deixar um dos matchs mais sensacionais desse mundial e minha aposta na BlizzCon perdendo de 3-4. Vejam a firmeza e a frieza desse canadense! Até a próxima, deixe seu comentário aqui sobre o que você achou do post, preciso do seu feedback!!