O Hearthstone é muito mais do que jogar ranqueada e se diverti com os amigos. Todos os dias, milhares de jogadores competem em torneios online ou offline pelo mundo todo. Para a prática destes torneios, foram criados alguns modos de jogo.

 

Há várias estruturas de torneios de Hearthstone, estes podem ser de vários tipos: Single Elimination, em que uma derrota implica na eliminação do torneio; Double Elimination, em que o jogador pode perde até duas vezes para ser eliminado; Round Robin, em que um jogador tem de jogar contra todos os outros; Swiss, estrutura popular em card games, onde os jogadores se enfrentam no máximo uma vez e se são posicionados por pontos, sem eliminação. Dentro destes tipos de torneios, há ainda diferentes formas de serem disputadas as séries de cada jogo.

O mais comum no Hearthstone é uma série Melhor de 5 (MD5) com ban. Isto é, cada jogador traz 4 decks de classes diferentes e antes do primeiro jogo, o oponente escolhe uma classe pra ser banida. Assim você não poderá usar uma das classes, o mesmo será feito por você. Após os bans definidos, vocês jogam a série no formato definido no torneio. Os formatos podem ser Conquest ou Last Hero Standing.

Last Hero Standing

Foi implementado nos primórdios do Hearthstone competitivo. Neste formato, o vencedor de uma série é determinado por quem conseguir ganhar todas as classes do adversário. Isto é, o vencedor do primeiro jogo, mantém seu deck e o deck perdedor é eliminado do resto da série.

A vantagem deste formato é o quão recompensando é o processo da cuidadosa escolha de qual classe usar em cada jogo. Se o jogador não fizer a escolha certa, arrisca ter uma classe eliminada e perder seu counter contra outra classe.

Tutorial oficial da Blizzard mostrando este modo : Vídeo Last Hero Standing

Formato Conquest

Este é o formato mais comum hoje em dia! Neste formato, o vencedor de uma série é definido por vencer um jogo com cada um dos seus decks. Com isto, o vencedor do primeiro jogo é obrigado a trocar o deck, enquanto seu oponente pode manter ou trocar. O deck vencedor deixa assim de ser elegível para o resto da série.

No Conquest é mais difícil ter 3-0’s, uma vez que o jogador vencedor é obrigado a usar todos os seus decks e ter de ganhar uma vez com cada um. Enquanto ele vai limitando os decks disponíveis, seu oponente tem todos os seus decks pra usar.

Tutorial oficial da Blizzard mostrando este modo : Vídeo Conquest 

 

Ambos os formatos têm os seus pós e contras. Qualquer um deles recompensará sempre o jogador com melhor preparação. Contudo, o RNG poderá ter sempre o seu impacto e fazer com que perdesse uma good match. Assim podendo prejudicando toda uma estratégia de jogo, é aqui que as diferentes estruturas entram. Tendo em vista que o Double Elimination ou Swiss procuram minimizar esse impacto.