Está semana foi anunciado um novo patch para o Hearthstone, que terá dois nerfs e será implantado o sistema de checkpoint na ladder. Com isto teremos uma leve mudança na ladder que conhecemos.

Como vai funcionar o Checkpoint

O checkpoint funcionará da seguinte maneira, quando você atingir o rank 15, 10 ou 5 será feito o checkpoint ou um savepoint daquela sua posição. Com isto, não será mais possível que você desça daquele rank mínimo. Como atualmente acontece depois que se passa do rank 20, só que nestes outros checkpoints durara apenas naquela session em que você alcançou o rank.

Agora, vamos entender um pouco como isto vai influenciar a session para todos os jogadores. Com este sistema, jogadores iniciantes terão mais facilidade para chegar no rank 15. Tendo em vista que vai evitar que jogadores com uma coleção mais completa, caia vários ranks abaixo do 15. Assim permitindo um jogo mais justo e equilibrado nestas divisões, com jogadores de nives semelhantes em ranks próximo.

Já para jogadores mais experientes também trará mudanças, podendo tornar a ida do rank 10 para o 5 um pouco mais fácil. Sem dizer que os jogadores que alcançam o rank 5 pela recompensa, vão poder testar novos decks nos ranks altos. Isto pode ser um ponto positivo ou negativo, vou explicar a seguir.

Problemas no rank 5+?

O rank 5 ou mais pode se tornar uma zona de treino que atrapalhará a subida de quem almeja pegar lenda. Lá terá os mais variados decks, o que atrapalha a definir um meta e seu deck começa a ter uma taxa de vitória baixa. Poderá pegar um Caçador Reno, um Aggro Murloc que irá atrapalha sua taxa de vitória. Mas também pode ser que estes mesmos decks te ajudem a subir rapidamente, consiga uma boa taxa de vitória contra decks mais casuais e fora do meta facilitando a subida ate a lenda.

Não é possível afirmar o quanto isto vai influenciar a ladder, só sabemos que as chances são de melhorias significativas. Saber que você não descerá do rank X pode te motivar a jogar mais. Mostra também o interesse da Blizzard em melhorar este modo de jogo. Fazendo a experiência um pouco menos frustrante para os jogadores e motivando novos jogadores a continuarem no jogo.

A data do patch ainda não foi anunciada. Podendo chegar no próximo mês ou não. Mas, pelo menos, já sabemos que teremos mudanças. Já podemos começar a pensar nas vantagens que teremos com ela.