No ano passado foi anunciado um novo modo de jogo. Nos foi apresentado o formato Padrão, que com ele traz a novidade da rotação de cartas para o formato. O formato padrão utiliza apenas as cartas mais nova do jogo, lançadas nos dois últimos anos, a seguir você pode ver uma imagem de quando foi anunciado o formato.

Porem, um ano depois, muitos jogadores ainda tem dúvida de como ficará o formato. Quais edições vão sair e como vai ficar o meta depois disto, infelizmente, ainda não sabemos como vai ficar o meta, ainda tem cartas novas para entrar e muitas que já conhecemos vai deixar o formato.

Sabemos é que vai sair as aventuras Montanha Rocha Negra, Liga dos Exploradores e a expansão O Grande Torneio.

Com a primeira aventura ou expansão de 2017, já vai ocorrer a nova rotação. Assim, as edições citadas acima vão deixar de valer no formato Padrão.

Como lidar com a Rotação

No primeiro momento teremos menos cartas para utilizar, sairá 3 coleções e entrará apenas uma no lugar. Neste período o jogo tende a ficar muito parecido com o que está agora, porém sem as principais cartas antigas.

Deve se manter uma cautela na hora de usar seu pó arcano, muita das cartas vista no formato no primeiro período podem está ali por uma certa falta de opção e com o lançamento de novas cartas, perderá seu espaço no jogo. Como também, muitas cartas que foram desconsideradas até o momento, vão ver jogo pelo mesmo motivo.

Rumores

Surgiu muitos rumores de que algumas cartas destas edições que vão sair do Padrão fossem continuar sendo validas e seriam colocadas no pacote clássico do jogo, está informações surgiram em fóruns do jogo no mundo todo, mas por enquanto a Blizzard não confirmou isto e é muito pouco provável que aconteça.

Do meu ponto de vista, se o próximo lançamento for uma aventura. Iremos ter muito mais cartas antigas sendo usadas neste período pois teremos um número ainda menor de cartas para uso. Assim vamos ver algumas cartas inesperadas jogando, mas tome muito cuidado na hora de criar uma carta se você não tiver uma coleção muito grande ou muito pó. Leve sempre em consideração se você pode colocar algo no lugar pra substituir aquela carta de modo efetivo ou se você quer mesmo aquele deck ao ponto de fazer as cartas dele.