E aaaí galera, tudo bem? Ontem foi 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, então hoje vamos falar sobre como é o cenário feminino de eSports aqui no Brasil e também sobre as garotas incríveis que fazem parte dele!

Tanto no cenário competitivo quanto no normal, mulheres sofrem assédio (assistam esse vídeo da Flávia Sayuri), chantagem (leiam esse post da Pink Storm no Facebook) e rage machista de todo o tipo como “Vai lavar uma louça” e até ofensas piores (leiam este post em um fórum e este outro também). Alguns casos, como o da jogadora Maria “Remilia” são tão extremos que a difícil decisão de desistir de um sonho fala mais alto para que a pessoa simplesmente tenha um pouco de paz.  É inaceitável que em tempos de luta por igualdade de gênero garotas sejam tratadas desta maneira por pessoas que querem se sentir superiores a troco de xingamentos e cinco minutos de auto estima lá no alto!

Muitas vezes meninas preferem se esconder atrás de nicks “neutros” ou masculinos para não sofrerem rage gratuito, streamers são o tempo todo julgadas como feias ou bonitas ao invés de terem seu nível de jogo considerado e ainda há garotos que não acreditam que estão perdendo para uma garota… Pois é, você está, aceite e melhore!

Dito isso, vamos conhecer mulheres incríveis nos eSports brasileiros!

FLÁVIA SAYURI

a bad das olheiras

A post shared by Flavia Sayuri (@starswithnames) on

Flávia, ou Sasa, como as pessoas costumam chamá-la, tem 21 anos já e joga lol há sete (haja paciência pra aguentar ranked hahaha). Ela começou a ser conhecida por seus vídeos de covers no YouTube e depois por streamar suas partidas de LoL e outros jogos.

RAPHAELA DE LAET

Não importa quantas vezes eu venha aqui, estar perto do mar me deixa 💕

A post shared by Queen B 🔮🐬🌺🌙✨ (@queenbriny) on

A diva Queen B, 23 anos, também joga LoL há muito tempo e desde os 17 anos é conhecida por suas streams. Na CCXP (Comic Con Experience) ela foi apresentadora da XLG Super Cup de LoL e CS:GO

NICOLLE MERHY

Minhas duas maiores paixões de esportes em uma só foto. Não estou sabendo lidar ❤️

A post shared by Cherrygumms (@nicollemerhy) on

Nicolle, ou Cherrygumms, é jogadora profissional de Rainbow Six no time Black Dragons, do qual é dona. Cherry também estuda Direito, é colunista do SporTV e sempre foi incentivada pela família a jogar videogame!

LUANA FELIX

Olar

A post shared by Luana Felix (@ludarcc) on

A Luana, ou Ludarc, tem 20 anos e é jogadora profissional de Smite pela CNB. Ela concilia a rotina de pro player com os estudos, pois faz faculdade de Matemática Aplicada e Computacional.

Essas são apenas algumas das mulheres que fazem parte do cenário brasileiro de eSports e apesar de todo o rage, elas e todas as garotas, pro players, streamers, invocadoras nas horas vagas são incríveis e merecem respeito dentro e fora dos jogos!

*A foto de abertura do post é da ilustradora Kaol Porfírio, que também é uma gamer incrível além de desenvolvedora de jogos. Ela tem várias ilustrações muito boas como as das séries Fight Like a Girl, Mulheres na Música e outras. Confere tudo lá na página dela no Facebook.*

____________________________________________________________________________________________

PAPO RÁPIDO SOBRE O CBLOL

Não gosto de deixar vocês sem notícias sobre o CBLoL, então aí vão elas…

No fim de semana passado a Pain tirou a invencibilidade da Red Canids e as duas equipes empataram, as duas já estão classificadas para os play offs. INTZ e OPK jogaram partidas controladas onde realmente o melhor venceu, apesar dos esforços de ambos os times, lembrando que a INTZ também já tem vaga garantida para a próxima fase. Kabum e Remo Brave fizeram uma série disputadíssima, onde a Kabum mostrou muita garra depois de duas semanas complicadas para os jogadores e a organização e a Brave lutou até o fim, mostrando que não quer de jeito nenhum ir para o rebaixamento automático. Devido ao empate de Keyd e CNB, a última vaga para os play offs ainda está aberta para ser finalmente decidida neste fim de semana.

Os jogos deste fim de semana são:

Sábado: Kabum x INTZ / CNB x Operation Kino

Domingo: Pain x Remo Brave / Keyd x Red Canids

Façam suas apostas e aguardem ansiosamente a última série dessa fase! Até o próximo post galera.