Afinal, o Hearthstone é Pay to Win?


Warning: getimagesize(/home/u979204606/domains/fabricadelendas.com.br/public_html/wp-content/uploads/2017/12/Pay-to-Win.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/u979204606/domains/fabricadelendas.com.br/public_html/wp-content/themes/gutenmag/includes/custom.php on line 276
Pay to Win

Desde que comecei a jogar Hearthstone em 2014, a pergunta que muitos postam é se o jogo é pay to win e se é possível conseguir jogar sem gastar no jogo. E sempre o post é recebido com os mesmos comentários, ” O jogo é pay to fast “, ” Mal chegou no jogo e já quer ter tudo “, ” Fulano pegou lenda com conta free em 1 dia ” , ” É desculpa pra falta de habilidade “. Então resolvi pegar estatísticas e informações e tentar produzir algo mais sério sobre o assunto.

E como vejo argumentos nos post como ” Você não sabe o que está falando “, ” Só pegou rank 15 e acha que o jogo é pay to win “, vamos a algumas considerações sobre minha coleção e eu como jogador para tentar dar um pouco mais de credibilidade ao post:

  • Jogo desde 2014, fazendo missões e tentando aumentar minha coleção
  • Minha conta é quase 100% free, ela tem apenas 60 packs adicionais que ganhei de uma loja quando fui para um torneio presencial 
  • Já peguei lenda várias vezes
  • Já participei de campeonatos presenciais como a Copa América, e ganhei vários outros.
  • Mesmo farmando esse tempo todo não completei nem a coleção básica ainda, falta cartas importantes como 2 Briga, Ysera, Alexstrasza e várias outras.

 

Primeiro, vamos retomar como eram os formatos antigos e como é hoje, e relacionando como isso afeta o custo das coleções. Antigamente as expansões de Hearthstone se dividiam em nova coleção de cartas na qual vinham pacotes ( GvG, Grande Torneio) e Aventuras com cartas fixas ( Nax e Montanha Rocha Negra), e atualmente só temos expansões com pacotes.

Com as aventuras fixas era fácil ter uma coleção mais próxima o possível do meta, pois era fácil juntar gold para comprá-las ( 2800-3500 para a aventura completa ), tendo em vista 3 meses para conseguir, todos podiam ter a aventura e todas suas cartas. Atualmente as 3 últimas expansões contaram com uma lendária a mais por cada classe, muito legal a iniciativa em si pois gera um meta mais diversificado, mas o que muitos não pararam para pensar é o custo que isso teve a mais para tentar alcançar uma coleção mais completa.

Então vamos a alguns dados de preços em pó arcano de alguns decks metas ao longo do Hearthstone:

Caçador Coveiro = 2080 pó ( 2 épicas 0 lendárias )

Paladino Segredo = 5300 pó ( 2 épicas 2 lendárias )

Xamã Trogg Sobrecarga = 3180 ( 2 épicas 1 lendária )

Druida Jade ( Antes da Infestação Total ) = 8120 ( 2 épicas 4 lendárias ) 

Sacerdote Raza DK = 14040 ( 5 épicas 7 lendárias )

Esses são apenas alguns decks ao longo do tempo ( os preços de lendária de aventura estão inclusos ), mas por eles pode-se perceber o aumento de custo nos decks de maneira geral. Outra coisa que pode-se levar em consideração é que para um jogador free to play, ele precisa desencantar 4 lendárias para criar uma lendaria nova, e se for colocar isso em duas temporadas, ele precisaria ter 16 lendárias para fazer uma lendárias. E se for lembrar que o único meio de ciclar gold é a arena, acompanhar o meta é massante e extremamente difícil.

Para os leigos pay to win, significar pagar para ganhar, ou seja, você só consegue ir bem ou ganhar no jogo se você gastar. Então vamos observar cada tipo de player do jogo para analisar se o jogo é pay to win:

  • Jogador Casual: Todo jogador casual joga com objetivo de se divertir com o jogo e com os amigos, sendo assim ele não deve se auto colocar metas, e pode-se divertir com as cartas que tem aumentando sua coleção aos poucos.
  • Jogador Ranqueado: O ideal para se pegar lenda é jogar com apenas 2 decks, e vários players ja pegaram lenda com contas com apenas alguns dias sem gastar nada, então para alcançar ranques cada vez mais altos é necessário treino e estudo de jogo, e não necessariamente gastar.
  • Jogador Competitivo: É ai que está o grande problema. Para campeonatos você precisa de no mínimo 4 decks e de preferencia completos. A questão é que se um jogador é free to play, a única maneira dele conseguir gold/pó para novos decks é com missões, arena e desencantando cartas antigas. E com o atual meta/expansões, vindo com cada vez mais lendárias, fica quase impossível manter decks competitivos.

 

Resumindo, na minha opnião, o jogo realmente está ficando cada vez mais pay to win para jogadores competitivos. Se os antigos free to play ja sentem a dificuldade para criar e atualizar os novos baralhos, quem dirá os players antigos, isso levando ainda em conta o atual nivel de RNG, que destrói cada vez mais o competitivo. Para mais informações sobre RNG basta visitar o meu artigo da semana passada. E para um feedback e dica sobre temas que vocês queiram, basta me mandar inbox na minha página.